24 janeiro 2008

BULLSHIT DOS INFERNOS

Lula manda idosos terem cuidado com gastos no cartão de crédito

Folha Online - 24/01/2008 - 14h43

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva advertiu nesta quinta-feira que os aposentados e pensionistas tenham "cuidado" na hora de utilizar os cartões de crédito consignado. Lula lembrou que quando não se tem dinheiro em espécie, mas existe o cartão, "a pessoa acaba ficando estimulada a gastar mais". O alerta foi feito durante cerimônia no Palácio do Planalto em homenagem aos 85 anos da Previdência Social.

"Por reivindicação, vocês conquistaram cartão de crédito, alongaram o crédito consignado para 60 meses. Agora, precisa tomar cuidado com o cartão de crédito", disse o presidente, na presença de ministros, autoridades e representantes dos aposentados e pensionistas.

Em seguida, Lula disse que sua recomendação não tinha relação direta com a crise imobiliária dos EUA, mas com uma reação que normalmente ocorre com quem usa cartão de crédito.
"A crise americana tem um pouco a ver também com cartão de crédito, porque quando a gente não tem que botar a mão no bolso para gastar dinheiro, a gente vai gastando mais do que se tivesse que tirar uma notinha do bolso", disse ele.

A operação com cartão de crédito existe desde a criação do empréstimo consignado. No começo do ano, o Ministério da Previdência Social credenciou 40 bancos para operar os empréstimos por cartão, mas apenas seis deles se habilitaram.

Em busca da adesão dos bancos, a taxa de juros será de 3,70% ao mês (54,65% ao ano), superior ao crédito tradicional --o limite de 10%, porém, controlará o endividamento, segundo a Previdência. Os bancos não poderão cobrar anuidade, mas será permitido cobrar taxa única de até R$ 15 para emissão do cartão.

Nenhum comentário: