26 outubro 2007

Burocracia

O Governo do Distrito Federal acaba de assinar um convênio com a receita federal capaz de reduzir o prazo para abertura de empresas de até 152 para 8 dias.

É um chute nos fundilhos da burocracia estatal.

Agora o CNPJ vai servir como número de inscrição na receita estadual. Fácil e simples assim, mas nunca dantes pensado. Na verdade, 10 entes federativos (estados e municípios) já adotaram o sistema.

Em Belo Horizonte o prazo para abertura é de 72 horas.

O governo do estado de São Paulo, tem um programa desata nó que pretende acabar com a burocracia estatal.

Isso significa, provavelmente, que empresas informais podem entrar na economia formal. Mais arrecadação sem aumentar a carga tributária e mais empregos com carteira assinada.

Alguém fala ao Lula, que isso também é choque de gestão.

3 comentários:

Unknown disse...

A Política está mesmo decepcionante. Primeiro o PSDB defendia a CPMF e o PT dizia que ela era um absurdo. Agora o PSDB quer o seu final, mas o PT diz que sem a CPMF é impossível "governar" o país. Então o PSDB admite aprová-la se as suas exigências forem aceitas. E a vontade e a ânsia da população ficam aonde em toda essa questão. E o uso do imposto na saúde que foi o motivo pelo qual ele foi criado. É escândalo sem punição, CPI que não pode ter andamento, uma desculpa atrás da outra pra justificar a incompetência geral que está sendo o governo do nosso País e nós, brasileiros, fazemos o que? Observamos, alheios a realidade de que o que realmente está interessando é a vontade de quem está no comando e não a necessidade dos cidadãos. Até quando teremos uma oposição tão fraca, sem atitude e desorganizada. Será que não aprendemos nada levando pancada durante oito anos.

corneteiro disse...

É Ricardo, no fundo, no fundo, a única coisa que a Heloisa Helena falava de certo é que PSDB e PT é um querendo ser o que o outro foi no passado...

A questão é: onde a militância e o povão entram na história...

Anônimo disse...

Não tenho dúvida que diminuir a burocracia para abertura de empresas é um grande benefício. Contudo, não acredito que esta ação isolada aumentará arrecadação e registros em carteira... todos sabemos que a maioria das empresas (pequenas e médias) fecham as suas portas sem completar 1 ano de vida.
Portanto, o que tende a acontecer é este número aumentar ainda mais.
Assim, acredito que apoiar as pequenas e médias empresas de forma a "garantir" sua perenidade, proporcionando a estes microempresários ao menos contato com sistemáticas de gestão eficazes, estudos de mercado, planejamento financeiro/tributário etc, seria sim um vetor propulsor da economia e sociedade brasileira.

Acredito que esta seria mais uma bandeira que o PSDB deveria levantar...