02 setembro 2007

Quem lê mais?

Notícia da revista Entre Livros revela o seguinte: segundo pesquisa recentíssima (divulgada em 21 de agosto) da Associated Press com Ipsos revela que 27% da população adulta norte americana não leu nenhum livro em 2006, isso equivale a um em cada quatro adultos.
a revista compara os dados com uma pesquisa realizada na França em 2005, com ano base 2004, que revela que 19% dos adultos acima de 15 anos não tinham lido nenhum livro em 2004.
Mas lá, quem lê, lê mesmo: a média é de 11 livros por ano, enquanto que nos EUA são 4. Segundo 54% dos entrevistados a falta de tempo como maior motivo para não ler, além da preferência de outras mídias (jornais, revistas e internet) por 36% dos não leitores.

Já no Brasil, uma pesquisa semelhante realizada em 2000, e portanto distante das pesquisas realizadas nos EUA e na França, a média brasileira é de 1 livro ao mês, semelhante ao índice francês.
Mas somente 1/3 dos entrevistados disse gostar de ler. sendo que "Entre as razões brasileiras da não leitura estão as de ordem financeira (34% dos entrevistados comprariam mais livros se os preços fossem mais baixos e 23% se tivessem mais recursos), em primeiro lugar, e a falta de tempo vem em segundo (23%)." Afirmou a revista, com base na tal pesquisa.

Primeiro, os dados Brasileiros não servem para comparação com as pesquisas francesa e norte americana.

Depois, os motivos são outros: brasileiro, pela pesquisa, não gosta de ler. Americanos dizem não ter tempo, ou preferir outras mídias.

O brasileiro lê pouco por dois motivos claros:
1 - não gosta de ler, não é da cultura do brasileiro ler livros, consultar enciclopédias, dicionários ou frequentar bibliotecas. Isso é fato. E é lamentável;
2 - quem gosta de ler, não lê mais porque o livro no Brasil é caro, como toda a cultura. Já falei sobre isso aqui no blog: a cultura no país é cara. Só resta os sebos e algumas novas edições de bolso, mas não são títulos tão atraentes.

Nenhum comentário: