17 agosto 2007

Celebrando Da Vinci




Bruxelas será, a partir de sábado, palco da maior exposição sobre o gênio Leonardo Da Vinci já realizada. Leonardo da Vinci: o gênio europeu reunirá pela primeira vez as maiores obras em um só lugar: Basílica de Koekelberg, a quinta maior igreja do mundo e faz parte das celebrações dos 50 anos da assinatura do tratado de Roma, que lançou as bases para a formação da Cmunidade Européia.


Dividida em quatro temas - o homem, o artista, o engenheiro e o humanista - a exposição reunirá em 3 mil metros quadrados obras originais, maquetes e documentos inéditos do célebre italiano.
Pela primeira vez o público poderá ver o original de Maria Madalena, pintura descoberta em 1929 que faz parte de uma coleção privada e até hoje só era acessível a especialistas.
Também será a primeira vez que estarão juntos os códices de Da Vinci, manuscritos que reúnem notas técnicas, desenhos e croquis sobre suas descobertas, pesquisas e invenções.
O destaque será para o original do códice no qual o artista reproduz a técnica de vôo dos pássaros, propriedade da Biblioteca de Turim, na Itália.
A exposição ainda inclui originais assinados por artistas que inspiraram a obra de Da Vinci, como Rafael, Michelangelo, Botticeli e Albrecht Dürer.

(leia mais aqui)

O cara foi um gênio, isso todo mundo sabe. Mas despertar tamanha admiração e curiosidade séculos após sua morte é absolutamente esplêndido: pinturas, desenhos, esculturas, maquetes, máquinas o cara se metia em tudo.

Fantástico. Nada mais

Só tem um problema: a mostra será em Bruxelas e eu moro em Santos...

Nenhum comentário: