25 fevereiro 2008

Santos FC pretende reformar o Templo do Futebol

Santos ganha apoio da CBF e planeja reformar a Vila em março

A diretoria do Santos pretende, enfim, fazer com que o projeto de modernização da Vila Belmiro saia do papel e se torne realidade. Para isso, clube e prefeitura de Santos ganharam um forte investidor para tocar o empreendimento: a Confederação Brasileira de Futebol, interessada em ter a cidade como sub-sede da Copa do Mundo de 2014.


Todos os novos lugares serão cobertos, e o número de camarotes será ampliado
captação de investidores para dar seguimento às obras ficará sob responsabilidade da CBF, que acionará parceiros para bancar o projeto, cuja primeira etapa deverá consumir cerca de R$ 20 milhões. A entidade, assim como o Santos, não pretendem utilizar recursos próprios para investir na melhoria do estádio alvinegro.Prefeitura e clube esperam definir a viabilização do projeto no começo de março.
Na semana passada, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, esteve com o presidente do clube, Marcelo Teixeira, e com o presidente do Conselho Deliberativo, José da Costa Teixeira, para agilizar o processo. Novas conversas estão agendadas para esta semana, na sede da prefeitura.

"A CBF quer contar com o Santos para a Copa do Mundo porque sabe que nós dispomos de toda a infra-estrutura necessária para abrigar o torneio. Temos um CT moderno, teremos um estádio reformado, estamos perto da capital e nossa rede hoteleira e turística dispensam comentários", destacou ao UOL Esporte o gerente de Planejamento do Santos, Dagoberto Fernando.Empossado como membro permanente da Fifa (convite feito pela CBF), Marcelo Teixeira faz lobby para o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para dar início à reforma na Vila Belmiro, que deve durar de 12 a 18 meses.
Com o novo projeto, a Vila passaria a receber 36 mil espectadores. Posteriormente, o estádio passaria por uma fase de reformulação, chegando a pouco mais de 40 mil assentos, recebendo finais de torneio sul-americano. Novas estruturas serão erguidas sem que as ruas no entorno da Vila percam espaço, ao contrário do esboço inicial.O plano de modernização da Vila Belmiro foi apresentado à imprensa em agosto do ano passado, mas a idéia ficou engavetada devido à ausência de investidores.

Inicialmente colocada como responsável por atrair interessados ao projeto, a prefeitura de Santos se manifestou de maneira cautelosa. Em contato com a reportagem, a assessoria do prefeito João Paulo Papa destacou que não compete ao órgão municipal injetar dinheiro em obra privada e que o município já executou melhorias em volta do estádio (asfalto, iluminação), além de otimizar questões burocráticas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí já virou lenda. Esta que nem o eterno estádio do Corinthians! E mais, sou contra. Ano passado tivemos uma das menos médias de público e com um time razoável, esse ano então... meu Deus! Libertadores ontem - 7 mil pessoas! Paulista semana passada - 2500 pessoas.... De que adianta ter um super estádio se o Santos não tem torcida na baixada???

corneteiro disse...

a opinião do corneteiro?!?
tbm sou contra. acho que o santos deveria implodir a vila e construir outro estádio, moderno, no lugar.

como foi feito com wemblei, na inglaterra...

quanto a torcida, é a mais pura verdade. mas como fazer o santos, que leva o nome da cidade, ter um estádio em diadema ou são paulo? será diadema futebol clube?!?!?!?

Anônimo disse...

Sou a favor do estádio moderno também. Esse papo de tradição já era. A casa do Corinthians é Guarulhos, e nem por isso se chama Guarulhos FC. Assim como a dos outros. Sou a favor sim de dois estádios. Não adianta, o cidadão santista hoje não tem condições financeiras de ir ao estádio e está pouco se lixando, já que a maioria hoje torce para os bambis ou gambás! Diadema já!!

Anônimo disse...

Olá,

Sou arquiteto e fico revoltado toda vez q vejo este projeto para a Vila Belmiro. Sou totalmente a favor de um estádio moderno, mas aquilo q eles colocam não chega nem perto. Engana-se quem acha q o estádio será totalmente coberto, apenas uma parte será, bem pouca.
Quando estava na faculdade fiz minha tese sobre a requalificação do estádio, um novo projeto, seguinto todo o caderno de encargos da FIFA e corpo de Bombeiros, é claro q, para o aumento da capacidade, casa terão de ser retiradas...É IMPOSSÍVEL aumentar a Vila e gerar UM CONFORTO MINIMO sem desapropriar. Nesse projeto, eu retiro o minimo possivel de residências. Para aqueles q acham isso uma idéia absurda, fiquem sabendo q, É POSSIVEL fazer essa desapropriação, q alias, foi dita pela própria prefeitura. Não posso agradar a todos com este projeto, mas já é um começo. Eu como SANTISTA FANATICO, fiz o melhor para o nosso SANTOS. FIZ UM VIDEO DA MINNHA APRESENTAÇÃO ..QUEM QUISER VER....

http://br.youtube.com/watch?v=Lp5nkajfBTI

ABRAÇOS.