08 setembro 2007

Estado Cartorário

Que vivemos num estado(lato sensu) cartorário todos sabemos. Firma reconheceida, certidões atualizadas, cópia autenticada e etc. Insuportável e lamentável.
Em qualquer repartição é o memso bullshit. Impressionanate.
Sempre levo esse papo com meu amigo Sidney.
Semana passada o secretário estadual do emprego e relações do trabalho, Guilherme Afif Domingos (DEM) esteve em santos para apresentar a Caravana do Trabalho e o Programa Estadual de Desburocratização. Ao término da apresentação falei a ele que vimemos em um estado cartorário e o grande nó é o judiciário.

Hoje, nas páginas amarelas da revista Veja, uma entrevista com João Geraldo Piquet Carneiro, Instituto Helio Beltrão, "uma organização cujo objetivo é propor iniciativas para ampliar a eficiência da administração pública e reduzir a interferência excessiva do governo na vida dos cidadãos e das empresas".
O assunto é exatamente esse: a desburocratização do estado. Muito boa a entrevista. vale tbm uma visita no site do Instituto.

Assinantes da revista podem ler aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

Também gostei da entrevista, Mauro. Porém, e eu acho que você vai concordar comigo, ele não disse nenhuma novidade. O discurso dele é o mesmo que nós já levantamos - e debatemos - a muito tempo. O problema é que a diminuição do Estado (através, principalmente, da diminuição da carga tributária e do fim da burocracia) fica mais no discurso do que na prática. Um abração do amigo,

corneteiro disse...

Ai é que está. Acho que já chegamos no limite e muito mais hoje do que ontem, as pessoas, principalmente a classe média e empresários (grandes, médios, pequenos e micros), que é quem realmente sofre com tudo isso, estão reclamando e se expressando. E a tendência é a rebeldia... vamos torcer!!